O Gerenciamento de Ferramentas abrange uma série de técnicas que são essenciais para manter eficiente um setor de usinagem. Dessa forma, a busca pelo aperfeiçoamento nesse conceito tem se tornado uma tendência em muitas empresas frente à alta competitividade do Setor Metalmecânico.
O foco principal das atividades de gestão de ferramentas de corte é a redução de custo geral desses itens. Apenas os custos diretos, podem chegar a representar 5% das despesas totais de uma área de usinagem. Se forem levados em consideração os custos indiretos, ligados a todo o processo de gestão, esse percentual pode facilmente ultrapassar os dois dígitos. Dessa forma, fica claro que o Gerenciamento de Ferramentas tem o potencial de resultar em impactos econômicos significativos.
A redução desse custo geral se dá por fatores como controle e diminuição contínua dos níveis de estoque, substituição estratégica de ferramentas, padronização dos itens, análise de quebras e otimização da vida útil das ferramentas. E para que essas atividades sejam
realizadas com eficácia e continuidade, faz-se necessária a utilização de um conjunto de métodos e procedimentos bem elaborados, idealmente conduzidos por uma equipe especializada.
A terceirização dos serviços de Gerenciamento de Ferramentas, por sua vez, possibilita que a empresa cliente consiga manter o foco de operação em seu core business, ou seja, naquilo que de fato lhe agrega valor. Somado a essa vantagem, a gestão das ferramentas passa a ser providenciada por um prestador de serviços unicamente dedicado a essas atividades e com vasta experiência no ramo.
A Kromi, como uma solução completa em Gerenciamento de Ferramentas, possibilita que você tire proveito de todas as vantagens destacadas anteriormente. A sua empresa passará a contar com os nossos recursos e expertise na área, ao passo que seus colaboradores poderão destinar o seu trabalho ao que realmente lhe interessa.
" O ambiente altamente competitivo, em que se encontram as empresas de usinagem, leva à necessidade crescente de redução de desperdícios. O excesso de ferramentas de corte em estoque, que possui altos valores de aquisição, contribui fortemente no desvio do capital de giro cada vez mais escasso, em compras desnecessárias e em consequente diminuição de competitividade. "
MSc. Carlos Eduardo Turino
Engenheiro de Aplicação da Kromi e Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC com foco em Gerenciamento de Ferramentas.